quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Como conservar suas roupas de frio - Parte 2

No post anterior falei sobre a lavagem e conservação de roupas de frio feitas de lã. São tantos cuidados que deram um post inteiro :) Nesse post vou falar um pouquinho sobre outras peças que fazem parte do nosso guarda roupa invernal.
roupas-de-trico

Como lavar malhas ou tricôs

O sabão em pó pode endurecer este tipo de peça, por isso o ideal é leva-las com sabão neutro líquido. O processo deve ser manual, pois as máquinas de lavar costumam deformar o tecido conforme falei anteriormente. As secadoras podem obviamente deixar a roupa bem pequenininha.Portanto deixe as roupas de molho por uma hora em água fria, esfregue bem suavemente, enxague, retire o excesso de água e deixe secando em um lugar arejado e plano, não pendure para não deformar a peça. Na hora de passar, use uma sapata (aquela proteção que você acopla no ferro, pode ser comprada em lojas especializadas de costura e lojas de itens pra casa) e coloque na posição “lã” ou em uma temperatura bem baixa.


Como limpar couro

Em casa, as jaquetas de couro podem ser limpas com um pano úmido e produtos de higiene e hidratação para couro, que podem ser encontrados em lojas especializadas.Nunca utilize álcool ou produtos de limpeza para a casa. Se optar por lavar na lavanderia escolha uma boa lavanderia capaz de lavar, higienizar, hidratar e reavivar a cor. Custa bem caro! Na hora de guardar no guarda roupa, pendure em cabides largo e fortes para evitar deformações e marcas. Pelo menos uma vez por mês, deixe as retire as roupas do guarda-roupa e coloque-as em um local fresco e com sombra. Em lugares muito úmidos peças de couro podem aficar com mofo, por isso se preferir cubra as roupas com sacos de TNT ou tecido.


Como Limpar cashmere

O cashmere é um material muito nobre e sensível, as fibras tendem a se deformar muito facilmente. Para evitar este risco, opte pela limpeza à seco em lavanderias especializadas.
Nem sempre é possível ter uma roupa de lã legítima no armário. além de caras elas vem perdendo espaço para materiais sintéticos que além de baratos são mais práticos na hora da lavagem. Lã sintética pode ser lavada na máquina, pode sofrer encolhimento mas é bem mais discreto que o da lã. Ao contrário da lã que quase nunca deve ser lavada, a lã sintética, deve ser lavada com mais frequência pois absorve com facilidade odores de suor. Outra desvantagem, mas que pode ser facilmente resolvida é a aparição das bolinhas. Quando elas aparecerem e elas irão é só usar aqueles aparelhinhos de retirar bolinhas movidos à pilha, eles são ótimos, tiram tudinho!

Para peças de couro sintético vale a pena ter o mesmo cuidado que para as roupas de couro natural, use pano úmido ou procure uma lavanderia. A roupa fica limpinha e dura por mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário