quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Pequenos Guias: Cabides

Os cabides são essenciais para a vida de quase todo mundo, há quem prefira guardar suas roupas dobradas no guarda roupa do que pendurá-las em cabides, mas se você assim como eu prefere usar uns cabides também, a Cherrybox produziu um mini guia sobre cabides e seus usos. Os cabides podem ser feitos de diversos materiais como: madeira, plástico, acrílico (transparente ou colorido), plástico ou acrílico flocado (aquele que parece um veludo) ou ainda metal encapado.

Usos por tipo:
Cabides de lavanderia: como o próprio nome diz são aqueles cabides que você ganha quando pega a sua roupa na lavanderia, geralmente são muito fininhos servindo mesmo para o transporte das peças entre a lavanderia e a sua casa. Mas se você não desperdiça nada, use esse tipo de cabide para roupas bem leves que não correm o risco de deformar o cabides e nem de serem deformadas. Camisetas, blusinhas podem ser penduradas sem muito problema. 


Cabides de madeira: esse é top, muito resistente e serve para quase todo tipo de roupa. Não deforma e se você der preferência aos cabides com a ponta arredondada pode ser usado até para pendurar roupas de tecidos finos como cetim ou seda. Pontas arrendondas não danificam as fibras.





 Existem várias opções bacanas de cabides em madeira para crianças também!





Cabides de acrílico ou plástico: uma opção de cabide leve e descontraído. Aceita bem qualquer tipo de roupa por ser resistente, mas cuidado ao colocar roupas finas nele, as fibras podem ser danificadas. Pode ser transparente e colorido. Os cabides de plástico são foscos e podem ser tão resistentes quanto os cabides de acrílicos para suportar o peso das roupas e tem uma vantagem, não quebram quando caem no chão (o que pode acontecer com o cabide de acrílico : ( ). 






Cabides de metal: como é mais fino é ideal para quem tem um montão de roupas, pois ocupa pouco espaço e é mais leve. Mas atenção: se for muito fino pode se romper com o peso da peça e em contato com roupas de tecido muito leve e fino como seda e chiffon pode romper suas fibras.






Cabides flocados: são bonitos e práticos. Por terem essa cobertura aveludada são ideias para peças de tecidos lisos e finos que acabam não escorregando facilmente quando penduradas nesse cabide. Só tem um defeitinho, acumulam pelinhos ou fibras das roupas penduradas, roupas apeluciadas como blusões ou casacos de frio não devem ser pendurados nesse tipo de cabides. 



 


Ainda existem cabides ainda mais específicos como:

Cabide para calça: é muito prático pois acomoda uma grande quantidade de roupas em pouco espaço. Mas tem muitas desvantagens, amassa as roupas e geralmente quando uma peça é retirada faz com que outra caia. A dica é: use cabides individuais para cada calça ou cabides com mais de um espaçamento como o cabide abaixo. 





Cabides para saias, vestidos tomara que caia e frente única: são cabides que possuem uma presilha de plástico, metal ou acrílico na base. Segura bem as peças mas pode marcá-las com o tempo. Presilhas feitas de silicone podem ajudar à não marcar as peças. Os melhores cabides para saia são retos e com funcionamento abre e fecha (como a foto abaixo), não marcam e seguram muito bem a peça. 


Presilhas que podem ser colocadas em cabides simples, para se transformarem em cabides para saia. 




Esses cabides possuem pequenos espaços para pendurar as alças ou fitinhas que vêm nas roupas leves. 



Cabides anatômicos: são mais grossos e pesados, são ideais para blazers e casacos.



Ainda existem cabides para pendurar lenços (ajudam bastante na organização), cabides para ternos (são meio esquisitos, mas como são revestidos com uma espécie de borracha nas pontas fazem com que o terno não fique marcado) e até mesmo cabides que falam (esses podem auxiliar deficientes visuais a localizar suas roupas com mais facilidade). E também cabides infláveis excelentes para viagens, ocupa pouco espaço na mala e quando chega no destino é só inflar.




Cabides para lenços são práticos e ocupam pouco espaço. 

Cabide para pendurar gravatas. 

Cabides infláveis, ideias para serem levados em viagens.


Últimas dicas:
Verifique se seu guarda roupa suporta bastante peso, se não suportar é melhor evitar cabides de madeira que são mais pesados e podem acabar entortando o varão de seu guarda roupa.

Dê preferência aos cabides mais específicos para cada tipo de roupa, exemplo, cabides flocados para peças de tecidos finos e anatômicos para casacos de inverno.

Existem ganchos ou perfurações em alguns cabides, esses itens servem para acomodar roupas com alça como blusas ou vestidos. Use e abuse disso para conservar essas roupas da melhor forma! Se você não tiver nenhum cabide assim, pode comprar uma fita adesiva, à venda em lojas de variedades para a casa e colar no seu cabide, ele tem umas ranhuras em cima que ajudam a segurar a roupa. 

Para que usar aquele cabide básico se você pode comprar cabides coloridos que são muito mais legais, hoje no mercado existe uma grande variedade de cores e modelos. Todas as variedades de cabides possuem opções diversas de cores, inclusive os de madeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário